Blog

Assessoria empresarial: importância dos negócios

O encerramento de empresas por uma assessoria

Assim como na abertura, o encerramento de empresas exige a contratação de uma assessoria contábil, uma empresa que irá tomar a frente do processo de fechamento do seu negócio. O procedimento exige o levantamento de uma série de documentações que serão apresentadas aos órgãos responsáveis para dar sequência ao encerramento de uma empresa. Além de levantar os documentos e suas devidas assinaturas e apresentá-los na junta comercial, é preciso fazer a baixa da empresa no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) entrando com um pedido na Receita Federal. Nessa etapa será feito uma análise para verificar se há alguma pendência no CNPJ que possa impedir que a empresa seja encerrada.

A fase mais complexa do processo de encerramento de empresas é a baixa da Inscrição Estadual, uma etapa realizada para empresas comerciais com várias burocracias que dificultam o trabalho. É nessa etapa que é preciso liquidar os estoques de mercadorias, e zerar todo o ativo da empresa. Fases como essa mostram como é importante ter um profissional de contabilidade atuando no processo, para que todos os trâmites sejam realizados corretamente, sem que a empresa venha a sofrer danos ou ser prejudicada com a demora do encerramento da mesma.

Também é preciso dar entrada na baixa da inscrição municipal, o procedimento para empresas comerciais e prestadoras de serviços são diferentes e exigem documentos diferentes que um contador poderá elaborar. O mesmo vale para encerrar o INSS, pois são as empresas cadastradas que conseguem recolher as contribuições de seus trabalhadores e descontar na folha de pagamento. Outra etapa nesse sentido acontece com o encerramento de empresas junto à Caixa Econômica Federal por conta dos depósitos feitos ao FGTS dos funcionários. Por fim, a empresa deve apresentar o seu encerramento aos sindicatos da categoria, caso contrário as cobranças sindicais serão geradas, cobrando dos empresários os valores de filiação. A Hexus Contabilidade pode te ajudar a realizar todas as etapas necessárias para encerrar uma empresa, contamos com uma equipe profissional que irá cuidar de todas as fases, preparar os documentos e fazer as devidas apresentações aos órgãos responsáveis.

Assumimos todo o processo de encerramento de empresas para que o empresário não venha a se desgastar com toda a burocracia que existe nesse momento de sua carreira, podendo se preocupar com outros assuntos que estejam relacionados ao fim de seu negócio. Consulte os trabalhos de assessoria contábil da Hexus Contabilidade, temos diversos serviços para a legalização de empresas, desde a abertura, até a o encerramento, passando por alterações de contrato, de razão social e outros processos.