Elaboração de balanço patrimonial

A elaboração de Balanço Patrimonial deve ser realizadasolicite-um-orcamento Elaboração de balanço patrimonial sempre ao fim do exercício social, isso é, os 12 meses marcados pela data fixada no Estatuto Social da empresa. Esse documento é uma das demonstrações contábeis mais importantes de uma empresa, sua obrigatoriedade faz com que muitos empresários e administradores tenham dúvidas de como proceder na hora de criá-lo. Os dados contidos nesse balanço vão além de acertar as contas com o Fisco, pedindo também informações sobre a situação econômica da empresa.

A finalidade da elaboração de Balanço Patrimonial é mostrar o equilíbrio das contas de uma organização através de dados como as origens dos recursos, se tem empréstimos, se deve para fornecedores, qualelaboracao-de-balanco-patrimonial-300x200 Elaboração de balanço patrimonial é o capital social, se há reservas, qual o lucro obtido, se há prejuízos, quais são os ativos da empresa e outras informações. Esses dados servirão para montar a conta que irá encontrar o ativo somando o passivo com o patrimônio líquido. O resultado poderá mostrar a situação financeira da empresa.

Qual é a importância da elaboração do Balanço Patrimonial

Empresas que desprezam a elaboração de Balanço Patrimonial precisam entender que esse documento é importante para descobrir o equilíbrio financeiro da sua empresa. Muitos empreendedores desconhecem que através desse balanço é possível avaliar se o seu negócio é autossustentável, verificando as condições de seu patrimônio líquido. Deixar de analisar esses dados é um erro cometido por vários empresários, muitas empresas entram em falência pela falta desses dados, informações que poderão mostrar o que pode ser mudado e quanto tempo a empresa precisa se reerguer para não fechar suas portas.

As contas realizadas no balanço mostram a saúde da empresa, se o passivo for maior que o ativo, significa que a situação líquida é negativa. Se o ativo for maior que o passivo, então a empresa está em uma situação líquida positiva. E com essas análises da elaboração de Balanço Patrimonial é possível pensar em planos de recuperar a empresa caso ela esteja negativa ou planejar uma ampliação para seu negócio caso ele esteja positivo.

Essa checagem de informações é relevante e não pode ser desprezada, exigindo que os empresários contratem uma empresa de contabilidade para realizar a elaboração de Balanço Patrimonial. A Hexus Contabilidade pode te ajudar a realizar esse estudo e documenta-lo anualmente, permitindo que você faça o acompanhamento para verificar o crescimento do seu negócio. Não despreze suas obrigações contábeis, conte com o serviço de qualidade para manter a saúde da sua empresa positiva, com documentações e pagamentos de tributos em dia.

Procurando um escritório de contabilidade?

Entre em contato com a HEXUS CONTABILIDADE